Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 08.08.2019

Como as operações de TI mudam com a Inteligência Artificial?

Operações de TI e Inteligência Artificial

Houve um tempo em que as operações de TI eram totalmente dependentes de decisões humanas para um ajuste na infraestrutura ou uma atualização de software, por exemplo. Porém, com o avanço da inteligência artificial (IA) e de tecnologias como cloud computing e big data, essas atividades vêm ganhando uma autonomia cada vez maior.

Em vez de ter que intervir sempre que houver alguma ocorrência, a equipe de operação pode criar algoritmos e protocolos, ou utilizar tecnologias que façam uso de IA e Machine Learning, para que os sistemas aprendam quais são as melhores escolhas em determinadas situações e, a partir disso, consigam tomar as suas próprias decisões.

Quer conhecer as principais mudanças que a IA está trazendo para os processos de tecnologia da informação? Então pegue um café, ajeite sua poltrona e acompanhe este artigo!

 

Maior segurança de dados

Manter seguros os dados pertinentes às operações da empresa é fundamental para preservar a competitividade e até mesmo a privacidade dos seus colaboradores. Uma das formas que a IA contribui para a segurança de dados empresariais é por meio da criação de um acesso condicional às informações, segundo parâmetros como o comportamento do usuário na aplicação, o tráfego da rede e a localização.

Se verificar alguma anomalia netses quesitos, o sistema pode bloquear o acesso ou pedir confirmações de segurança por outros meios, como a autenticação por dois fatores. Essa prática já é utilizada em larga escala por diversas empresas e é uma das aplicações mais difundidas de IA nas operações.

 

Agilidade nos processos de TI

Um sistema fundamentado em inteligência artificial tem a capacidade de identificar informações relevantes entre diversas fontes, com alto volume de dados, e tomar decisões rapidamente com base nisso. Toda essa análise e resolução acontecem com agilidade superior àquela que operadores humanos poderiam fazer, otimizando — e muito — os processos de TI.

Uma área em que a IA pode agilizar o trabalho das operações de TI está ligado à correlação de eventos. Ou seja, caso eventos simultâneos ocorram, é preciso ativar algum gatiho relacionada a ação ou notificação? Muitos destes gatilhos podem ser criados manualmente, mas para ganho de escala é preciso adicionar recursos de aprendizado de máquina para atingir resultados maiores.

 

Previsão de demanda

Vamos falar agora sobre as capacidades preditivas da inteligência artificial. Ao fornecermos uma quantidade considerável de dados relevantes e feedbacks constantes para o sistema, a qualidade das suas estimativas para os níveis de tráfego das próximas horas, bem como o poder de processamento necessário, por exemplo, serão muito mais elevados.

Isso é útil para provisionar mais recursos, interromper manutenções que já estejam programadas ou executar outro tipo de atividade que garanta o funcionamento esperado da aplicação. A utilização de recursos computacionais é muito sensível à sazonalidade, como épocas importantes como natal e feriados. Entretanto, existem muitas outras oportunidades de otimização que estão além da capacidade humana. É aí que a IA pode ajudar.

 

Automatização de operações

Os profissionais de TI têm algumas tarefas repetitivas ou que não exigem muitos conhecimentos técnicos entre suas responsabilidades, e elas podem ser eliminadas e repassadas para uma solução de inteligência artificial. Com isso, além de agilizar os processos, reduzimos a incidência de erros humanos e ainda permitimos que esses colaboradores se dediquem a atividades mais críticas e complexas, que demandem criatividade e um entendimento completo do problema.

Percebemos, portanto, que a IA oferece diversas vantagens para as operações de TI, quando as ferramentas baseadas nessa tecnologia são desenvolvidas segundo os objetivos da empresa. Porém, vale lembrar que esse processo não é trivial e pode consumir bastante tempo e recursos, o que talvez exija um complemento à equipe com a contratação de profissionais externos que atuem nessa área.

Banner OpCEM para construir Robôs de Aplicação

Ficou em dúvida se precisa de reforço no seu time de tecnologia da informação? Quer conhecer outros motivos e os principais benefícios de contar também com uma equipe terceirizada? Então confira o nosso post outsourcing de TI: entenda quando vale a pena fazer!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos