Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 11.04.2019

Tendências de tecnologia para 2019 que você precisa conhecer!

Tendências tecnológicas para 2019

Com a tecnologia em constante desenvolvimento, encontramos novas especialidades disponíveis a cada dia. Você já conhece as principais tendências de tecnologia para 2019? Não? Então fique por dentro!

Neste artigo apresentaremos 3 tecnologias que já estão aí para impactar o mundo! Já ouviu falar sobre Digital Twins? E sobre objetos autônomos? Então, continue a leitura e vamos conhecê-las!

 

Quais são as tendências de tecnologia para 2019?

A consultoria Gartner apresentou as maiores tendências da TI para 2019. Considera-se tendência a tecnologia com potencial disruptivo que abandona o estado de emergente, e passa a adquirir um uso mais amplo e de alto impacto.

Um ponto em comum entre as 10 indicações de Gartner é que em todas há predomínio da automação com uso da Inteligência Artificial. Objetos automatizados e inteligência aumentada unem forças com a internet das coisas (IoT) e computação de bordo, gerando novas rupturas. Vamos conhecer mais sobre elas a seguir.

 

1.Objetos autônomos

Podemos citar como objetos autônomos carros, drones e robôs que utilizam inteligência artificial para realizar tarefas que costumavam ser executadas por seres humanos. Esses objetos são capazes de realizar comportamentos avançados, como interagir naturalmente com seres humanos e seu entorno.

A expectativa é que eles evoluam, tornando-se objetos colaborativos, contando com o trabalho conjunto de múltiplos dispositivos e sem intervenção humana. David Cearly, vice-presidente do Gartner, acredita que um nível quase completo de autonomia já será alcançado a partir de 2025.

Um exemplo prático dessa utilização seria um drone capaz de escanear uma extensa área de campo em busca de alimentos prontos para a colheita. Ao identificá-los, ele já iniciaria a ceifa imediatamente de forma autônoma.

 

2. Digital Twins

Chamamos de Digital Twins os modelos de software dinâmicos que são baseados em dados que permitem compreender o modelo de negócios de uma empresa, implantar novos recursos e adaptar-se à mudanças que venham a ocorrer. Em outras palavras, é uma representação digital de uma entidade do mundo real.

Gartner prevê um grande desenvolvimento desta área. Segundo a empresa, até 2020 haverá mais de 20 bilhões de sensores e endpoints conectados, o que permitirá a utilização de Digital Twins para bilhões de coisas. Ainda segundo ele, em 3 anos essa tecnologia já estará sendo usada por até 80% das indústrias

A tendência é que o Digital Twin vá além da IoT e seja implementado nas organizações, auxiliando-as a compreender o seu modelo de negócios, aplicando recursos e entregando valor aos consumidores.

 

3. Empowered Edge

Os dispositivos endpoint que utilizamos são denominados Edge. Logo, Edge Computing é a tecnologia onde os endpoints recebem o processamento de informação, coleta e entrega de conteúdos.

A IoT impulsiona o Edge para manter o processamento perto do final. Assim, Cloud Computing e Edge Computing serão modelos complementares, onde os serviços cloud não serão executados apenas em computadores centralizados, mas sim em servidores on-premisses e nos dispositivos Edge.

Em 5 anos os dispositivos Edge receberão chips especializados com inteligência artificial e criarão mudanças no gerenciamento. Com o amadurecimento do 5G a comunicação Edge se tornará mais robusta, com baixa latência e maior banda larga, proporcionando o importante crescimento no número de nós por quilômetro quadrado.

E então? O que achou das tendências tecnológicas para 2019 que apresentamos? Podemos perceber o grande avanço que ocorrerá na indústria e em nossas vidas com a sua utilização.

 
eBook sobre BAM

 
Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba assuntos relevantes como esse diretamente em seu e-mail!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos