Tendências de tecnologia para 2019 que você precisa conhecer!

Por: Equipe OpServices em 11.04.2019
Tendências tecnológicas para 2019

Com a tecnologia em constante desenvolvimento, encontramos novas especialidades disponíveis a cada dia. Você já conhece as principais tendências de tecnologia para 2019? Não? Então fique por dentro!

Neste artigo apresentaremos 3 tecnologias que já estão aí para impactar o mundo! Já ouviu falar sobre Digital Twins? E sobre objetos autônomos? Então, continue a leitura e vamos conhecê-las!

 

Quais são as tendências de tecnologia para 2019?

A consultoria Gartner apresentou as maiores tendências da TI para 2019. Considera-se tendência a tecnologia com potencial disruptivo que abandona o estado de emergente, e passa a adquirir um uso mais amplo e de alto impacto.

Um ponto em comum entre as 10 indicações de Gartner é que em todas há predomínio da automação com uso da Inteligência Artificial. Objetos automatizados e inteligência aumentada unem forças com a internet das coisas (IoT) e computação de bordo, gerando novas rupturas. Vamos conhecer mais sobre elas a seguir.

 

1.Objetos autônomos

Podemos citar como objetos autônomos carros, drones e robôs que utilizam inteligência artificial para realizar tarefas que costumavam ser executadas por seres humanos. Esses objetos são capazes de realizar comportamentos avançados, como interagir naturalmente com seres humanos e seu entorno.

A expectativa é que eles evoluam, tornando-se objetos colaborativos, contando com o trabalho conjunto de múltiplos dispositivos e sem intervenção humana. David Cearly, vice-presidente do Gartner, acredita que um nível quase completo de autonomia já será alcançado a partir de 2025.

Um exemplo prático dessa utilização seria um drone capaz de escanear uma extensa área de campo em busca de alimentos prontos para a colheita. Ao identificá-los, ele já iniciaria a ceifa imediatamente de forma autônoma.

 

2. Digital Twins

Chamamos de Digital Twins os modelos de software dinâmicos que são baseados em dados que permitem compreender o modelo de negócios de uma empresa, implantar novos recursos e adaptar-se à mudanças que venham a ocorrer. Em outras palavras, é uma representação digital de uma entidade do mundo real.

Gartner prevê um grande desenvolvimento desta área. Segundo a empresa, até 2020 haverá mais de 20 bilhões de sensores e endpoints conectados, o que permitirá a utilização de Digital Twins para bilhões de coisas. Ainda segundo ele, em 3 anos essa tecnologia já estará sendo usada por até 80% das indústrias

A tendência é que o Digital Twin vá além da IoT e seja implementado nas organizações, auxiliando-as a compreender o seu modelo de negócios, aplicando recursos e entregando valor aos consumidores.

 

3. Empowered Edge

Os dispositivos endpoint que utilizamos são denominados Edge. Logo, Edge Computing é a tecnologia onde os endpoints recebem o processamento de informação, coleta e entrega de conteúdos.

A IoT impulsiona o Edge para manter o processamento perto do final. Assim, Cloud Computing e Edge Computing serão modelos complementares, onde os serviços cloud não serão executados apenas em computadores centralizados, mas sim em servidores on-premisses e nos dispositivos Edge.

Em 5 anos os dispositivos Edge receberão chips especializados com inteligência artificial e criarão mudanças no gerenciamento. Com o amadurecimento do 5G a comunicação Edge se tornará mais robusta, com baixa latência e maior banda larga, proporcionando o importante crescimento no número de nós por quilômetro quadrado.

E então? O que achou das tendências tecnológicas para 2019 que apresentamos? Podemos perceber o grande avanço que ocorrerá na indústria e em nossas vidas com a sua utilização.

 
eBook sobre BAM

 
Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba assuntos relevantes como esse diretamente em seu e-mail!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos