O que é o quadrante mágico do Gartner?

Por: opservices em 27.04.2016

“Gartner Magic Quadrant”, veja como funciona!

A Gartner Group é uma empresa de consultoria criada por Gideon Gartner em 1979. O seu trabalho é criar conhecimento por meio de pesquisas sobre tecnologias, execução de programas, consultoria, eventos e levantamento de soluções para que os seus clientes tomem decisões mais assertivas todos os dias. Esses clientes se dividem em empresas e também executivos individuais, chegando a um total de 10 mil, espalhados em todo o globo.

 
Quadrante Mágico do Gartner

 
Como boa empresa contemporânea, possui a sua sede em Kentucky, Estados Unidos, ao tempo em que possui mais de quatro mil consultores espalhados pelo mundo. O Quadrante Mágico de Gartner é o grande produto da empresa — e é sobre ele que falaremos no artigo de hoje. Continue acompanhando!

 

O quadrante mágico

Sim, o nome não é muito comum. No entanto, quando se entende como ele funciona, faz todo o sentido. O quadrante é uma representação gráfica do mercado tecnológico por um determinado período. Define forças dentro de um segmento empresarial, fazendo com que fiquem nítidas as qualidades e possíveis falhas das empresas mais significativas da área de tecnologia. Apesar disso, a empresa não endossa nenhum forncedor, produto ou serviço retratado, nem mesmo os fornecedores classificados como líderes no quadrante. Seu objetivo final é funcionar exclusivamente como uma ferramenta de pesquisa para embasar decisões a partir de necessidades específicas de cada negócio.

Ele é dividido da seguinte forma:

 
1. Líderes: Aqui são colocadas as empresas tecnologicamente mais avançadas. São aquelas que ditam as regras dentro do seu segmento por ter uma melhor visão de mercado e capacidade de levar adiante as suas promessas.

 
2. Desafiadores: São empresas que estão logo atrás dos líderes. São companhias com capacidade de execução plena. Entretanto, apenas possuem uma parcela do mercado.

 
3. Visionários: Nesse ponto temos as empresas mais fortes em pesquisa e desenvolvimento, verdadeiras visionárias. No entanto, muitas vezes não possuem a tecnologia – ou simplesmente não são capazes – para executar o que é prometido.

 
4. Concorrentes de Nicho: As empresas desse quadrante são aquelas que focam em determinadas características de um mercado. Basta imaginar uma empresa automobilística focada apenas em carros 4×4 para trilheiras. Ela se diferencia de uma fabricante de carro comum.

 
Gartner - Quadrante Mágico

 

Vantagens do Uso

Analisando a forma como o quadrante define o mercado através de uma série de pesquisas, torna-se fácil, tanto para as empresas quanto para personagens autônomos, analisar o andamento de um determinado mercado. Imagine como uma empresa de foco popular, com base nessa pesquisa, poderia buscar como meta mudar os seus negócios, tentar o sucesso em um segmento de nicho – com produtos mais sofisticados e de maior valor agregado.

 

Precauções do Quadrante Mágico

Apesar de representar um bom guia para se basear na busca de fornecedores ou soluções, é importante ficar atento a alguns pontos quando se verificar o quadrante. É fundamental observar a data em que o levantamento foi feito. Com o mercado dinâmico atual, analisar um quadrante desatualizado vai acarretar em uma pesquisa imprecisa. Além disso, quanto mais empresas de um seguimento constam ali, mais completo será o resultado final.

Não foque em apenas um quadrante específico, utilize vários. Desse modo, será possível fazer a leitura histórica de um segmento, proporcionando uma conclusão de análise ainda mais eficiente. Lembre-se, ainda, de ficar atento ao seu mercado principal: o Brasil. Como a pesquisa é feita em um nível global, grandes são as chances de, ao seguir por algum caminho observando os dados globais, não se obter o resultado esperado.

 

Relatórios do OpMon

 
E então, gostou do Quadrante Mágico de Gartner? Então não deixe de dar uma olhada em outro dos nossos artigos: Monitoramento Preditivo ou Advanced Analytics!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos