Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 18.10.2019

5 tendências em infraestrutura de TI que você precisa conhecer!

tendências em infraestrutura de TI

Até o final de 2019, o mercado de TI deve crescer 10,5% no Brasil, conforme destaca um estudo realizado pelo IDC Brasil, divulgado no portal Baguete. A pesquisa também aponta que muito desse crescimento ocorre por conta da substituição de tecnologias antigas por outras mais modernas e também pelo crescimento das vendas de dispositivos.

Em meio a esse cenário, ficar por dentro das tendências em infraestrutura de TI é importante para os gestores da área. Para que você fique por dentro, listamos as principais delas. Acompanhe!

 

1. Observabilidade

A observabilidade é um conceito que define o quanto os estados de um sistema podem ser inferidos de acordo com as suas saídas externas. Trata-se de um termo que tem origem na matemática e que foi adotado pela área de TI.

Vemos essa tendência ocorrer, principalmente, quando falamos da adoção em escala de nuvem. Isso se justifica porque o monitoramento tradicional não dá mais conta da distriuição de infraestrutura em ambientes em cloud.

Afinal, com recursos ilimitados de hardware na nuvem, a disponibilidade e performance acabam ficando pobres frente às novas possibilidades de análise de dados e projeção de tendências.

 

2. Microsserviços

Através dos microsserviços é possível criar aplicações por uma abordagem de arquitetura customizada. As aplicações são separadas por meio de funções básicas, e cada uma delas é um serviço e pode ser criada e implementada de maneira independente. Isso possibilita que cada microsserviço funcione ou venha a falhar sozinho sem afetar os demais.

 

3. Automação com DevOps

O DevOps é uma prática de engenharia de software que tem o intuito de unificar desenvolvimento (Dev) e operação de software (Ops). Ela automatiza e monitora todas as atividades que envolvem a construção do software Enterprise e Open Source, por meio de ferramentas e softwares. Sempre visando garantir produtividade, integração entre times e assim expandir a acessibilidade dos ambientes.

 

4. Multicloud

Além da já consolidada tendência de utilizar recursos computacionais na nuvem, muitas empresas já passam a adotar múltiplas nuvens para desenvolver suas aplicações e armazenar seus dados. A escolha entre provedores cloud como Azure, AWS, Google, Alibaba, ou qualquer outro, se dá principalmente pelas diferentes características de serviços oferecidos e custo.

Por causa desses dois motivos, muitas empresas estão escolhendo diferentes provedores para montar suas arquiteturas. Mas isso gera um novo desafio que é gerenciar esses ambientes distribuídos em diferentes clouds.

Neste contexto, surgem novas soluções para que os profissionais gerenciem tudo isso em uma única interface. Nos próximos anos veremos o nascimento de diferentes tecnologias para tratar deste desafio.

 

5. IoT com indústrias 4.0

A industria já passou por várias fases, a mais nova engloba conceitos de inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação. Ao conectar máquinas, sistemas e ativos, as empresas agregam inteligência aos seus sistemas de produção.

Através de sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes. Com automação completa, com sensores com acesso à internet, dispositivos inteligentes e sistemas de inteligência artificial, máquinas tomam decisões a partir dos dados coletados na indústria 4.0.

Isso não quer dizer que o ser humano será deixado de lado. Porém, as atividades operacionais tendem a ser centralizadas nos objetos conectados, deixando a inteligência humana focada em atividades que envolvem criatividade e pensamento abstrato.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

Para acompanhar todas essas tendências em infraestrutura de TI, encontrar um bom fornecedor na área, que esteja antenado às novidades de mercado, é fundamental.

Gostou do nosso artigo? Então assine nossa newsletter abaixo para se manter atualizado com nossas principais novidades. Caso queira entender o que muda nas operações de TI com a inteligência artificial, clique aqui.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos