5 tendências em infraestrutura de TI que você precisa conhecer!

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 18.10.2019
tendências em infraestrutura de TI

Até o final de 2019, o mercado de TI deve crescer 10,5% no Brasil, conforme destaca um estudo realizado pelo IDC Brasil, divulgado no portal Baguete. A pesquisa também aponta que muito desse crescimento ocorre por conta da substituição de tecnologias antigas por outras mais modernas e também pelo crescimento das vendas de dispositivos.

Em meio a esse cenário, ficar por dentro das tendências em infraestrutura de TI é importante para os gestores da área. Para que você fique por dentro, listamos as principais delas. Acompanhe!

 

1. Observabilidade

A observabilidade é um conceito que define o quanto os estados de um sistema podem ser inferidos de acordo com as suas saídas externas. Trata-se de um termo que tem origem na matemática e que foi adotado pela área de TI.

Vemos essa tendência ocorrer, principalmente, quando falamos da adoção em escala de nuvem. Isso se justifica porque o monitoramento tradicional não dá mais conta da distriuição de infraestrutura em ambientes em cloud.

Afinal, com recursos ilimitados de hardware na nuvem, a disponibilidade e performance acabam ficando pobres frente às novas possibilidades de análise de dados e projeção de tendências.

 

2. Microsserviços

Através dos microsserviços é possível criar aplicações por uma abordagem de arquitetura customizada. As aplicações são separadas por meio de funções básicas, e cada uma delas é um serviço e pode ser criada e implementada de maneira independente. Isso possibilita que cada microsserviço funcione ou venha a falhar sozinho sem afetar os demais.

 

3. Automação com DevOps

O DevOps é uma prática de engenharia de software que tem o intuito de unificar desenvolvimento (Dev) e operação de software (Ops). Ela automatiza e monitora todas as atividades que envolvem a construção do software Enterprise e Open Source, por meio de ferramentas e softwares. Sempre visando garantir produtividade, integração entre times e assim expandir a acessibilidade dos ambientes.

 

4. Multicloud

Além da já consolidada tendência de utilizar recursos computacionais na nuvem, muitas empresas já passam a adotar múltiplas nuvens para desenvolver suas aplicações e armazenar seus dados. A escolha entre provedores cloud como Azure, AWS, Google, Alibaba, ou qualquer outro, se dá principalmente pelas diferentes características de serviços oferecidos e custo.

Por causa desses dois motivos, muitas empresas estão escolhendo diferentes provedores para montar suas arquiteturas. Mas isso gera um novo desafio que é gerenciar esses ambientes distribuídos em diferentes clouds.

Neste contexto, surgem novas soluções para que os profissionais gerenciem tudo isso em uma única interface. Nos próximos anos veremos o nascimento de diferentes tecnologias para tratar deste desafio.

 

5. IoT com indústrias 4.0

A industria já passou por várias fases, a mais nova engloba conceitos de inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação. Ao conectar máquinas, sistemas e ativos, as empresas agregam inteligência aos seus sistemas de produção.

Através de sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes. Com automação completa, com sensores com acesso à internet, dispositivos inteligentes e sistemas de inteligência artificial, máquinas tomam decisões a partir dos dados coletados na indústria 4.0.

Isso não quer dizer que o ser humano será deixado de lado. Porém, as atividades operacionais tendem a ser centralizadas nos objetos conectados, deixando a inteligência humana focada em atividades que envolvem criatividade e pensamento abstrato.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

Para acompanhar todas essas tendências em infraestrutura de TI, encontrar um bom fornecedor na área, que esteja antenado às novidades de mercado, é fundamental.

Gostou do nosso artigo? Então assine nossa newsletter abaixo para se manter atualizado com nossas principais novidades. Caso queira entender o que muda nas operações de TI com a inteligência artificial, clique aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos